Vasinhos nas pernas: verdades e mitos

1

Tire suas dúvidas sobre as causas e tratamentos para acabar com os vasinhos nas pernas.

Muitas pessoas confundem varizes com vasinhos. São problemas um pouco diferentes e que a maioria das mulheres podem ter em algum momento da vida.

As varizes são aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele. Já os vasinhos se diferenciam das varizes apenas em calibre e posição, já que ficam na camada mais superficial da pele e tem 1mm de diâmetro, enquanto as varizes apresentam 3mm. As causas e os tratamentos para os dois problemas são bem similares.

Vasinhos nas pernas

O aparecimento dos vasinhos pode sim ser hereditário. Mas se a mãe tem vasinhos, isso não quer dizer que a filha obrigatoriamente vá ter no futuro. É apenas uma chance maior de ocorrer. Confira mais algumas respostas para dúvidas comuns sobre essas marcas indesejadas que toda mulher está sujeita a ter:

Em que idade é mais comum surgirem os vasinhos?

Os vasinhos podem aparecer em qualquer idade. Nas mulheres com tendência maior de ter, as primeiras marcas podem surgir ainda na adolescência.

Usar calça justa contribui para que eles apareçam?

Não. Há maior probabilidade de surgirem na a depilação com cera quente do que ao usar calça justa.

E a alimentação? Pode influenciar no surgimento dos vasinhos?

Não, mas o excesso de peso pode agravar o problema.

E quanto ao uso de anticoncepcionais?

O melhor é consultar o seu ginecologista quanto a isso, pois há quem defenda que as pílulas de baixa dosagem hormonal podem influenciar na dilatação das paredes das veias, abrindo caminho para que os vasinhos apareçam.

Sedentarismo agrava o problema?

Sim. A musculatura fica flácida com a falta de atividade física regular. O bom condicionamento físico contribui e muito para que o sangue não se acumule, congestionando e dilatando as veias.

Existe algum exercício para melhorar esse problema?

Exercícios aeróbicos auxiliam na circulação sanguínea, dificultando a dilatação das veias. Mas os vasinhos já existentes vão continuar lá, até que resolva secá-los.

Massagem faz bem para quem tem vasinhos?

Novamente: até que você não resolva fazer alguns tratamentos para secar os vasinhos, eles vão continuar lá. Mas sessões de drenagem linfática podem ser utilizadas como forma de reduzir o inchaço nas pernas.

Vasinhos doem?

Algumas mulheres se queixam de ardência, principalmente no período pré-menstrual. Mas, apesar de considerados uma doença varicosa, os vasinhos não doem.

Quero secar os vasinhos. Devo ir a um consultório?

Como os vasinhos não se transformam em varizes, essa é uma decisão apenas estética. Se pretende mesmo secá-los, faça isso nos meses mais frios, quando a exposição ao sol é menor. Assim você evitará possíveis manchas pela exposição a raios ultravioletas.

Quais as melhores técnicas para apagar os vasinhos?

Existe a escleroterapia é um tratamento que consiste em injetar nos vasinhos uma substância que os agride, provoca inflamação e faz com que sejam absorvidos pelo organismo. A substância mais utilizada para isso é a glicose hipersônica, em uma dose mais baixa para evitar alergias. Tratamentos com laser também são muito procurados.

Usar meias de compressão ajuda a evitar o problema?

Não. Mas especialistas aconselham o uso de meias de compressão durante o dia para diminuir a sensação de dor, inchaço e aumentar o bem-estar. Mas você deve ser aconselhada por um profissional para escolher o modelo no tamanho e compressão adequados.

Compartilhe:
Dê sua nota:
RuimMais ou MenosRegularLegalAdorei! (votos: 3, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 Comentário

Deixe um comentário