Como evitar pelos encravados na depilação com lâmina

0

Usar lâmina com frequência faz com que o pelo encrave.

Tá certo… depilação com lâmina é muito mais prática, fácil e barata. Mas mesmo sendo simples, é bom tomar alguns cuidados para evitar que os pelos encravem. A frequente depilação com lâmina faz com que a haste do pelo alargue e ao crescer tenha dificuldades em romper a pele, fazendo com que se encurvem abaixo da pele e fiquem encravados. E áreas onde ocorre muito atrito como a virilha são mais propensas a pelos encravados.

Mas existem outras causas que podem encravar os pelos como a espessura e o formato do pelo, além do tamanho do poro. Pelos enrolados saem quase que paralelos à pele, dificultando o rompimento ao saírem. Já os lisos rompem a pele com mais facilidade.

Evitando pelos encravados na depilação com lâmina

Atrito nunca é bom

Áreas que ficam mais escondidas como a axila e a virilha, e a região do pescoço nos homens, exigem um cuidado maior na hora da depilação com a lâmina. O contato com as roupas dificulta o crescimento do pelo, fazendo com que a tendência em se encurvar e crescer sob a pele seja maior. Nos homens, que geralmente têm a pele mais grossa – por ter um desgaste maior devido a fazer a barba quase todos os dias – o crescimento dos pelos é ainda mais complicado.

Caso haja sinal de irritação na pele, é bom higienizar a área com álcool a 70°. No caso dos homens, foliculite no pescoço devido a atrito com o colarinho, um secativo indicado para acne ajuda.

Já encravou

Tentar retirar o pelo encravado debaixo da pele pode causar complicações. O correto é esfoliar a região para tentar soltar o pelo. Caso não funcione, procure orientação de um médico.

Se a esfoliação der certo, é importante usar uma pomada com algum ativo anti-inflamatório como aloe vera logo em seguida. É que o poro vai ficar mais aberto, propenso a inflamações.

Aposte na Esfoliação

A esfoliação pode prevenir os pelos encravados, pois ajuda a diminuir a camada de células mortas que se forma na superfície da pele e dificultam a saída dos pelos. Mas atenção: esfoliar não ajuda a todos os tipos de pele. Pessoas com pele sensível podem irritar a região ao esfoliar.

Dicas para evitar os pelos encravados

Veja algumas dicas para evitar que eles encravem na depilação com lâmina:

  • Use sempre lâminas novas para evitar lesões. No menor sinal de “corte cego” descarte a lâmina e substitua por uma nova;
  • Passe sempre a lâmina no sentido do nascimento dos pelos. O intervalo entre uma depilação e outra será menor, mas com isso você agride menos a pele;
  • Evite passar a lâmina sobre a pele seca. Homens devem sempre utilizas a espuma de barbear e as mulheres algum sabonete suave que não seja tão adstringente;
  • Para dilatar os poros e facilitar a depilação (ou barbear), lave a região antes com água quente.
Compartilhe:
Dê sua nota:
RuimMais ou MenosRegularLegalAdorei! (votos: 1, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário