Alimentação pode influenciar na infertilidade feminina

0

A importância da boa alimentação está em foco atualmente, com médicos e nutricionistas alertando a população sobre os riscos da obesidade e também do baixo peso, além da necessidade de consumir alimentos saudáveis.

No entanto, além da saúde em geral e da questão estética, poucos sabem que a alimentação e outros hábitos de vida podem influenciar na reprodução humana.

Segundo estudos, além do tabagismo, altos níveis de colesterol também podem dificultar a concepção natural, uma vez que podem alterar a produção de hormônios sexuais como o estrogênio e a testosterona. Para evitar o aumento no colesterol, convém evitar a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, doces, refrigerantes e alimentos industrializados.

Alimentos recomendados

Não existe um consenso entre os especialistas sobre alimentos que possam aumentar a fertilidade, mas um corpo saudável aumenta as chances de engravidar. Por isso a mulher deve manter hábitos de vida saudáveis como não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Além disso, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos não só ajudam a manter a saúde mas também a emagrecer um pouquinho antes de ganhar alguns quilinhos antes da gestação, o que pode ser importante na hora de voltar à boa forma após o parto.

Durante a gravidez

Após conseguir engravidar a mulher deve manter os hábitos saudáveis. Nada de exagerar em doces, frituras e massas só porque está grávida e merece. A saúde do bebê também pode ser influenciada pela alimentação da mamãe, além dela acabar engordando mais do que deveria e depois mostrar maior dificuldade para voltar ao peso.

Algumas dicas para a alimentação de quem está tentando engravidar e também para as gestantes são:

  • Pratos coloridos – uma dica de nutricionistas para saber se a alimentação está sendo balanceada é verificar as cores dos alimentos. Quanto mais colorida a salada e os alimentos ingeridos, melhor é a refeição. Só não vale contar corantes, ok?
  • Evite congelados e industrializados – alimentos vendidos congelados costumam conter maior quantidade de conservantes ou gorduras. O mesmo vale para produtos industrializados.
  • Sempre prefira produtos frescos – produtos frescos costumam durar menos tempo, mesmo na geladeira, mas são mais saudáveis. Melhor ainda se você encontrar alimentos livres de agrotóxicos.

Vale ressaltar que apenas cuidar da alimentação não garante a fertilidade. Em casos de dúvida ou tentativas frustradas de gerar um filho, procure um especialista!

Compartilhe:
Dê sua nota:
RuimMais ou MenosRegularLegalAdorei! (votos: 2, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário